28 de outubro de 2017

Canil

A Vila Canina Serigy é por natureza um canil familiar conduzido pelo Biólogo e Mestre em Zoologia Marcus Aurélio D’Alencar, ou melhor, Marquinhos, e apoiado pela sua companheira e também Bióloga Leda Barbosa e filha Maya. Somos profissionais da área ambiental e que encaram a criação de cães com seriedade e compromisso com o bem-estar das raças que nos dedicamos, por isso, não criamos cães fora do padrão oficial da raça ou também conhecidos como “exóticos”.

O nome “Vila Canina” remete à disposição das instalações como nos antigos povoamentos de moradores do nordeste e “Serigy” significa “água de siri”, através da junção dos termos Tupi siri (“siri”) e ‘y (“água”), e denominava um dos povos originários das terras sergipanas, mas que foi dizimado pela colonização portuguesa após incansável resistência.

Nossa criação começou despretensiosamente em 2010 com a aquisição da Boxer Têtê como presente de aniversário para Maya e, a partir daí, com a construção das atuais instalações no povoado Areia Branca, outras raças foram sendo trazidas à família, umas maiores para exercer a função de guarda (Rottweiler e Shar Pei) e outras menores pela companhia e vivacidade (Buldogue Francês e Beagle). Desde então nos aprofundamos e profissionalizamos com o objetivo de criar cães de forma artesanal (pequena escala) com base nos últimos avanços da cinofilia, o que culminou com a filiação à Confederação Brasileira de Cinofilia (CBKC) em 2017 sob registro de número 365.

Nossa matilha é formada em sua maioria por exemplares oriundos de outros estados do país buscando aprimorar a genética local através de cães que carregam em suas linhas de sangue prêmios nacionais e internacionais, bem como, trazem em seu fenótipo (aparência) beleza e equilíbrio comportamental.

Respeitando as características e tipicidade de cada raça nossa dinâmica inclui uma rotina diária de liberdade com atividades físicas e mentais através da interação social entre nossos cães, eventuais hóspedes e nossa família humana numa área verde e tranquila nos arredores de Aracaju/SE, onde coexistimos com soluções ecológicas de moradia, saneamento e produção de alimentos distribuídos nos aproximadamente 2.000 metros quadrados da Chácara “Morada do Angelim”.

A estrutura principal do canil está dividida entre pátio pavimentado com brita para exercício, socialização e passeio; casinhas (boxes) duplas cobertas para proteção do sol e chuva dispondo de solarium e água sempre disponível, e; área de apoio, onde ficam o banho dos cães, escritório e almoxarifado.

Na parte central dispomos de um piquete gramado e amplo para realização de atividades físicas e de socialização. E, por fim, temos o setor de maternidade e as casinhas reservadas onde ficam os cães de grande porte, animais em recuperação ou idosos, ao lado da área para cães em acasalamento ou onde é realizado o acolhimento de fêmeas no cio, prenhas ou em trabalho de parto.

A alimentação ocorre de duas a três vezes ao dia com Alimentação Natural (AN) seguindo uma dieta de “Comida Crua Biologicamente Apropriada” (BARF), probióticos naturais como kefir e iogurte e complementada com ração Super Premium sem transgênicos, suprindo assim as necessidades nutricionais dos cães e dando energia para brincarem ao longo do dia, quando as raças de pequeno porte são recolhidas em duplas as suas casinhas para repousarem à noite.

Nossos filhotes são vacinados com vacina ética (importada), everminados conforme a idade – inclusive com preventivo contra Giardia sp. –, microchipados e registrados (Pedigree) na CBKC afiliada à Fédération Cynologique Internationale (FCI), com sede na Bélgica.