Você sabe o que o seu cão está lhe dizendo?

De início pode parecer estranho, mas saiba que os animais estão o tempo todo nos dizendo algo, mesmo que não falem.

Mas como isso é possível? Através da linguagem corporal, uma forma de comunicação não-verbal, ou seja, através de suas posturas e atitudes.

expression_of_the_emotions_in_man_and_animals_title_pageE aqui, vamos abrir parênteses para lembrar que o pioneiro no estudo deste tipo de comunicação foi Charles Robert Darwin, cujo livro intitulado “As Expressões das Emoções no Homem e nos Animais” foi publicado em 1872, treze anos após a sua mais famosa obra “A Origem das Espécies” em conjunto com Alfred Russel Wallace.

Nele, Darwin descreve a natureza universal da linguagem corporal a partir de observações das expressões faciais de seus filhos recém-nascidos e das reações observadas em seus cachorros. E olha que ele teve muitos ao longo de sua vida, cerca de uma dúzia, das mais variadas raças: Terriers, Retriever, Pointer, Lébrel Escocês, Spitz Alemão.

A mais querida foi a Fox Terrier Polly que juntamente com seu meio-irmão Bob (mestiçado com Retriever) serviram de modelos para os desenhos contidos no livro. Polly era sua companheira inseparável, inclusive enquanto ele trabalhava em seus escritos.

 

previous arrow
next arrow
previous arrownext arrow
Slider

 

Como escreveu Darwin:


… os jovens e os velhos de raças muito diferentes, tanto com o homem e os animais, expressam o mesmo estado de espírito com os mesmos movimentos.

Mas, voltando ao assunto, confira abaixo um compilado de expressões e o que elas indicam:

entendendo-a-linguagem-corporal-canina-4

Redes sociais:

2 comentários em “Você sabe o que o seu cão está lhe dizendo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *